Páginas

Tradutor (translate in your language)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Asilos, será que nossos velhos estão felizes?

Questão polêmica essa...

Muitos acham os velhos que são colocados em asilos, são deixados lá por se tratar de exclusão social seja por motivos de abandono familiar ou coisa parecida.
Outras pessoas já acham que estas instituições provêm aos idosos um meio social que não poderiam ter se estivessem em outra realidade, como por exemplo, conviver com outros idosos, participar de atividades coerentes, etc.
O fato é que nem todas as instituições possuem instalações adequadas para cuidar dessas pessoas que na maioria das vezes são abandonadas por seus familiares, por serem considerados como estorvos. É claro que existem exceções de casos em que a família não tem condições de cuidar do idoso, mas geralmente não é o caso.
Na maioria das vezes o que vejo são seres humanos carentes de amor e atenção que ficam muito felizes com uma simples conversa. Pessoas que apesarem de estarem esquecidos não se esquecem nunca de seus entes queridos, de sua história repleta de alegrias e dores.
Você que têm um ente querido no asilo e não o visita por algum motivo, faça um esforço, não os deixe esquecido, pois pode ser que um simples sorriso seja para eles a maior riqueza deste mundo.
Não se esqueçam que mesmo não tendo mais discernimento, fizeram parte da construção da vida que temos hoje e com isso é uma valorosa fonte de conhecimento e sabedoria. Mesmo que não possam mais nos transmitir esses valores, acredito que podem ensinar muitas coisas como amor, carinho, tolerância, afeto... Valores indispensáveis para a evolução do ser humano


Fabricio 28/10/2009

3 comentários:

Thiago Blauth Ferreira disse...

Acho que a grande dificuldade é com a família, é uma realidade nova que mexe com toda a estrutura familiar e as famílias não estão preparadas com isso. Hoje existem serviços especializados para isso. Eu sou diretor de Web Marketing de uma empresa de Home Care especializada em cuidado com o Idoso e posso dizer que existem meios para que ambos saiam ganhando, se quiserem conhecer um pouco sobre esse tipo de serviço indico o site da ABEMID http://www.abemid.org.br/ o Portal Home Care http://www.portalhomecare.com.br/ e a empresa a qual atuo Domiciliar Home Care http://www.domiciliarenfermagem.com.br/novo/enfermagem-domiciliar-residencia-porto-alegre.php?nome=enfermagem-domiciliar&categoria=40.


Paz no coração e Luz na razão.

BLOGZOOM disse...

Eu não sei sobre como são os asilos aqui, nunca visitei ninguem num deles. Mas no exterior, na Alemanha, a minha avó viveu por quase 30 anos e viveu bem, por opção dela, tendo sempre a visita dos filhos.

Obs.: linda musica no seu blog.

Blog Espírita Celeiro de Luz disse...

Bom dia Fabrício!
Foi por esse post que cheguei ao Na Linha do Bem e não deixo mais de acompanha-lo.
Parabéns pelo conteúdo dos artigos e o cuidado com o Blog. Despertam em quem lê uma reflexão importante, o que é meio caminho andado para mudanças necessárias.

Vim tbm te trazem um selinho, o SELO MEME. Se puder, passa no Celeiro de Luz para pegar. Espero que aceites, porque é oferecido com carinho e em respeito ao teu espaço.

Abraceijos.

Powered By Blogger